Rateios de  valores de uma nota fiscal entre fazendas no Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Rateio de Notas Fiscais Entre Fazendas no LCDPR

O Rateio de Notas Fiscais Entre Fazendas no LCDPR

No dia a dia de operacionalização do Livro Caixa Digital do Produtor Rural, haverá em certos casos, compras de insumos e produtos em geral que estarão compondo uma mesma nota fiscal mas serão distribuídos entre duas ou mais fazendas. Para isto existe no o Rateio de Notas Fiscais Entre Fazendas no LCDPR no FarmPlus.

Para atender a situações como estas, o FarmPlus LCDPR conta com a facilidade do rateio de valores de uma nota fiscal entre fazendas.

Em geral estes casos ocorrem quando fazendas de um mesmo produtor localizadas em diferentes regiões, são atendidas por cargas adquiridas de produtores de suas regiões.

Os valores destas notas deverão então ser rateados pelas fazendas a serem atendidas em cada compra.

Exemplos Práticos

Para exemplificar vamos imaginar a seguinte situação :

Um produtor possui duas fazendas ( Fazenda 1 e Fazenda 2 ) na região norte e 3 fazendas ( Fazenda 3, Fazenda 4 e Fazenda 5 ) na região sul.

Um fornecedor de calcário fornece uma carga para atender as fazendas 1 e 2 e portanto, deseja-se ratear o valor desta carga entre as fazendas as quais o produto se destina, no caso as fazendas 1 e 2.

Como Operacionalizar os Rateios no FarmPlus LCDPR

Para atender situações como a que descrevemos, é possível no FarmPlus LCDPR criar grupos de fazendas. Cada grupo deverá conter as fazendas de determinada região e que participarão entre si dos rateios a serem calculados.

Para cada fazenda deveremos informar em seu cadastro, o grupo ao qual a mesma pertence bem como sua área.

Os rateios serão sempre realizados entre as fazendas de um mesmo grupo e de forma proporcional as áreas de cada uma das fazendas.

O vídeo abaixo apresenta de forma prática um exemplo de como implementar estes rateios no FarmPlus LCDPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *