O plano de contas extendido no FarmPlus LCDPR

Gerando o LCDPR e Informações Gerenciais ao Mesmo Tempo

É Possível Gerar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural e Informações Gerenciais ao Mesmo Tempo ?

Desde as primeiras versões do FarmPlus LCDPR, passamos a receber constantemente consultas de contadores de todo o Brasil a respeito de como poderiam usar os lançamentos realizados no Livro Caixa Digital do Produtor Rural para também levar a seus clientes informações gerenciais como resultado deste trabalho.

Cada Vez Mais os Contadores Apoiam os Produtores com Resultados Gerenciais

O que tem ocorrido é que cada vez mais as fazendas se tornam verdadeiras empresas em relação a necessidade de acompanhar detalhadamente custos e receitas mes a mes, dia a dia.

Por outro lado, os produtores em muitos casos contam exclusivamente com seus contadores no que diz respeito a necessidade de geração de informações gerenciais.

O acompanhamento destas informações requer além do acompanhamento sistemático das receitas e despesas ocorridas, também a correta classificação das mesmas de forma a que seja possível apurar de forma classificada o movimento financeiro. Exemplo GASTOS COM INSUMOS, GASTOS COM SALÁRIOS, GASTOS COM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, RECEITAS DA VENDA DE GADO, RECEITAS DA VENDA DE GADO, etc.

O LCDPR NÃO POSSUI UM PLANO DE CONTAS GERENCIAL

Ao contrário do antigo Livro Caixa da Atividade Rural da Receita Federal, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural, não possui um plano de contas gerencial. No LCDPR o movimento é classificado basicamente em duas categorias : despesas de custeio e receitas da atividade rural.

Desta forma, não é possível usar o esforço aplicado na geração do LCDPR na elaboração de resultados gerenciais.

Para que isto passasse a ser possível, o FarmPlus LCDPR passou a contar com o Plano de Contas Extendido.

O QUE É O PLANO DE CONTAS EXTENDIDO ?

Para possibilitar a contadores, consultores e produtores que utilizam o FarmPlus LCDPR na geração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural possam aproveitar este esforço também para gerar informações gerenciais,  é possível usar o Plano de Contas Extendido.

Trata-se de um plano de contas opcional, que funciona como uma extensão das classificações padrão usadas pela Receita Federal no LCDPR.

Desta forma, podemos ao realizar um lançamento, além de classificar o mesmo dentro do padrão do LCDPR como Despesa de Custeio e Investimento, informar uma classificação adicional como por exemplo :

  • Despesas com insumos
  • Despesas com manutenção de máquinas
  • Despesas com manutenção de benfeitorias
  • Despesas com combustíveis
  • Despesas com salários
  • Etc

É possível criar quantas contas forem necessárias para classificar adequadamente as despesas dentro do tipo de atividade das fazendas controladas.

Das mesma forma no caso das Receitas da Atividade Rural, podemos ter classificações adicionais como :

  • Venda de soja
  • Venda de milho
  • Venda de gado
  • Venda de sementes
  • Etc

É importante destacar que a classificação adicional ou Plano de Contas Extendido, não gera nenhum tipo de informação adicional para o LCDPR já que estas informações não estão contempladas no layout padrão.

Estas informações serão utilizadas exclusivamente para gerar internamente resultados gerenciais sob a forma de gráficos e relatórios que possibilitem a contadores, consultores e produtores, acompanhar gerencialmente o movimento de recursos ocorrido em cada fazenda.

Assista neste vídeo como habilitar o Plano de Contas Extendido e gerar informações gerenciais usando o mesmo no FarmPlus LCDPR.

Lembre-se de maximizar a tela para assistir adequadamente o vídeo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *