Database-Migrations

Livro Caixa Digital do Produtor – Migrando Dados do Livro Antigo

É Possível Importar Informações do Livro Caixa da Atividades Rural para o LCDPR

O FarmPlus – LCDPR é o primeiro software criado no Brasil especialmente voltado para atender contadores e produtores nos desafios envolvidos com a entrega do novo Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Deste a implantação inicial, temos trabalhado de forma permanente com contadores e produtores de forma a tornar este software uma ferramenta cada vez mais poderosa em suas funcionalidades possibilitando eficiência máxima na geração do LCDPR que será entregue pela primeira vez em 2020.

Alguns pontos tem sido prioritários neste trabalho :

  1. Praticidade no cadastramento das informações desde cadastros básicos como produtores e suas propriedades até, principalmente nos lançamentos propriamente ditos.
  2. Facilidade para manipular informações em massa de forma eficiente. Por exemplo, ajustando em uma única operação, centenas ou milhares de lançamentos de um mesmo participante para classificar os mesmos indicando o tipo de lançamento em uma única operação.
  3. Aproveitamento máximo das informações disponíveis nos arquivos XML das Notas Fiscais Eletrônicas para a partir destas informações montar a base dos lançamentos no LCDPR.
  4. Ajustes na hierarquia de direitos de acesso às informações de forma a possibilitar a contadores e prestadores de serviços, o acesso às informações pelos produtores, em tempo real, a partir de suas propriedades ou residências gerando informações gerenciais como se estivessem utilizando um sistema de gestão em sua própria fazenda e trabalhando de forma conjunta e harmônica com a equipe do contador.

Como Aproveitar Dados Existentes no Livro Caixa da Atividades Rural ?

Mas estávamos também convivendo com a situação de muitos contadores, que por não terem ainda o FarmPlus – LCDPR como ferramenta para gerar o Livro Caixa do Produtor, vinham digitando as informações relacionadas ao mesmo, no Livro Caixa antigo, através do software disponibilizado pela Receita Federal.

Estes contadores já com meses de informações digitadas, estavam sem uma alternativa para aproveitar o trabalho já realizado evitando assim a perda de meses de esforço na geração do novo LCDPR.

Focamos então parte de nossa equipe técnica na solução deste problema. Os desafios foram muitos principalmente pelo fato de que as informações do antigo Livro Caixa da Atividades Rural possuir uma estrutura bastante diferente da definida nos layouts da Receita Federal para o Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

A Estrutura do Livro Caixa da Atividades Rural  é Diferente da Estrutura do LCDPR

A solução a qual chegamos, utiliza métodos de Inteligência Artificial para um aproveitamento extremamente eficiente dos dados antigos. Devido as diferentes estruturas, é necessário analisarmos caso a caso a forma como as informações foram digitadas pelos contadores e embora a eficiência do processo possa variar, sempre será possível um ótimo nível de aproveitamento das informações do antigo Livro Caixa da Atividade Rural usando o FarmPlus – LCDPR.

Algumas diferenças são :

  • No Livro Caixa da Atividade Rural não há identificação da conta de banco ou caixa nos lançamentos como é requerido nos registros Q100 do LCDPR.
  •  No Livro Caixa da Atividade Rural não há identificação do participante nos lançamentos como é requerido nos registros Q100 do LCDPR.
  •  No Livro Caixa da Atividade Rural não há identificação do tipo de documento e seu número nos lançamentos como é requerido nos registros Q100 do LCDPR.
  • No Livro Caixa da Atividade Rural há um plano de contas mais detalhado para classificar as movimentações que a classificação disponível no LCDPR para esta classificação em cada registro Q100.

Estas são algumas das diferenças havendo várias outras.

A Importação é Possível e Deve ser Analisada Caso a Caso

A imagem abaixo apresenta a primeira das duas etapas usadas pelo FarmPlus – LCDPR na importação dos dados do  Livro Caixa da Atividades Rural. As informações estão mascaradas.

m2Untitled

 

Como foi dito e detalhado, devido a diferença entre as estruturas do Livro Caixa da Atividades Rural  e o Livro Caixa Digital do Produtor Rural, pedimos aos contadores que nos contactem para avaliar a situação de cada um de forma individual já que os padrões utilizados na digitação do Livro Caixa da Atividades Rural podem favorecer em maior ou menor grau a importação para o Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Porém, nossa expectativa é de sempre proporcionar um grande nível aproveitamento das informações anteriores diminuindo em muito o esforço na geração do LCDPR a partir das informações existentes no antigo Livro Caixa da Atividades Rural da Receita Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *