528908b6eb04450ed310b187c5b24c0e

Como Validar e Entregar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Chegou Finalmente a Hora de Validar e Entregar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Depois de 1 ano de trabalho intenso desde que o FarmPlus – LCDPR entrou em operação, contadores e produtores rurais, nossos parceiros em todo o Brasil, iniciaram a validação e primeiras entregas do Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Após completar 1 ano desde o início da operação do FarmPlus – LCDPR, o primeiro software do Brasil específico para o LCDPR e de muito trabalho em conjunto com nossos clientes, a tão esperada hora de validar e, para aqueles que querem entregar antes do prazo, também enviar seus LCDPR, chegou a hora após a disponibilização pela Receita Federal de seu validador e sistema de recepção do LCDPR através do portal e-CAC.

O Validador do LCDPR

Como era nossa expectativa e dos contadores e produtores com os quais temos interagido desde o início dos trabalhos com o FarmPlus – LCDPR, o validador liberado pela Receita Federal segue os mesmos padrões dos demais validadores do SPED. Trata-se de um programa elaborado em linguagem Java que deve ser baixado a partir do portal e-CAC para que então seja submetido ao mesmo o arquivo texto dentro do layout regulamentar gerado pelo FarmPlus – LCDPR.

O Primeiro LCDPR Validado e Enviado

A primeira validação e entrega de um Livro Caixa Digital gerado pelo FarmPlus – LCDPR foi realizada  ainda no mes de abril, na cidade de Uberaba, por um escritório de contabilidade que foi um de nossos primeiros parceiros nesta jornada do LCDPR.

Desde então muitos de nossos clientes já vem validando seus LCDPR e em muitos casos também enviando. Outros aproveitam o adiamento da entrega do IR para aguardar o mes de junho para o envio definitivo.

Como Validar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural Gerado no FarmPlus – LCDPR

O vídeo abaixo mostra de forma prática todos os passos para a validação e entrega do LCDPR através do portal e-CAC.

Passos Para Validar e Entregar o LCDPR

Importante ! É comum contadores e produtores nos contactarem perguntando se quando fizerem a validação de seu primeiro LCDPR deverão também já realizar a transmissão do mesmo. A resposta é não. É possível apenas realizar a validação e realizar a transmissão definitiva no momento que consider adequado.

Em caso de necessidade de qualquer correção é também possível fazer uma remessa posterior de retificação.

Os passos para validar e entregar o LCDPR são os seguintes :

  1. Gerar o arquivo do Livro Caixa Digital do Produtor Rural através do FarmPlus – LCDPR.
  2. Acessar o portal e-CAC utilizando o certificado digital do produtor para o qual será feita a validação / entrega.
  3. Acessar a aba “Cobrança e Fiscalização” e em seguida a opção “Obrigação Acessória”.
  4. Na página seguinte estará então a opção Livro Caixa Digital do Produtor Rural e na mesma linha, do lado direito na seção “Ações” clique no ícone “Enviar”. O texto “Enviar” é mostrado ao passar com o mouse na opção corresponente.
  5. Será então feito o download do programa validador que deverá então ser executado.
  6. No validador, selecione o tipo de entrega “Original” ou “Retificadora” e o ano.
  7. No programa validador, use então o comando “Adicionar arquivos” para  indicar em seu computador a pasta do FarmPlus – LCDPR onde está o arquivo gerado com o Livro Caixa Digital do Produtor Rural para o qual será feita a validação. Esta pasta tem o nome de Saida_LCDPR.
  8. Acione então , na área “Ações” o comando de validação que é uma seta verde apontando para o lado direito.

O validador então irá verificar a estrutura do arquivo disponibilizado e sinalizar o sucesso na validação do mesmo com uma indicação em verde na coluna “Situação”.

Após a validação com sucesso, o comando “Transmitir” estará liberado caso seja desejado realizar o envio de seu Livro Caixa Digital do Produtor Rural a Receita Federal.

A tela abaixo apresenta o resultado de uma validação com sucesso no programa validador.

Untitleda

Caso a validação resulte em restrições, será gerado um relatório indicando as situações que deverão ser corrigidas.

Ficamos a disposição de todos em caso de quaisquer dúvidas na geração e entrega de seu LCDPR.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *