impore47301_6237211c201246efa44fc4bfbc436597_mv2

Importação Seletiva de NFe no Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Um dos Recursos Mais Usados Pelos Contadores no FarmPlus – LCDPR é a Importação de NFe

Na medida em que os arquivos XML das NFe estejam disponíveis ao contador, o mesmo poderá usar estes arquivos para agilizar a criação dos lançamentos no Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Como os lançamentos no Livro Caixa Digital do Produtor Rural são em regime de caixa ou seja, deve-se lançar o que for efetivamente pago ou recebido, é necessário após a importaçao dos arquivos XML realizar algumas ações básicas de conciliação nos lançamentos gerados que são :

  1. Verificar e ajustar a data dos pagamentos.
  2. Verificar se é o caso de desmembrar o pagamento criado em mais de uma parcela e ajustar o valor das parcelas se for o caso.
  3. É fundamental também não incluir na relação de arquivos a importar, os arquivos XML de notas que tenham sido anteriormente canceladas.

Estas medidas são necessárias visto que em muitos casos o fornecedor não discrimina na área das informações de pagamento da nota fiscal,  a forma de pagamento da mesma com as datas e valores das parcelas.

Neste caso o FarmPlus – LCDPR irá criar um lançamento usando a data de emissão da nota como data do pagamento e esta data na maior parte dos casos deverá ser ajustada para a data na qual efetivamente se deu o pagamento.

Da mesma forma, quando a nota for paga em parcelas e as mesmas não estejam discriminadas no arquivo XML pelo fornecedor, o FarmPlus não terá como gerar o parcelamento e caberá ao operador ajustar o valor do lançamento único criado, a data de pagamento do mesmo e criar manualmente as demais parcelas com respectivos valores e datas de pagamento.

Importação de Notas Fiscais Que Não Geram Pagamentos ou Recebimentos

Em várias situações haverá notas que não geram compromissos financeiros seja de receita ou despesa.  Como exemplo podemos citar as notas de simples remessa, retorno de conserto, envio de materiais para demonstração etc.

Estando estas notas em um grupo de arquivos XML disponibilizados ao FarmPlus – LCDPR, as mesmas serão importadas e irão gerar lançamentos que deverão ser excluídos pelo operador.

Para evitar a importação destas notas, o operador poderá definir no FamPlus – LCDPR, uma lista de CFOPs ( Códigos Fiscais de Operações Finaneciras ) a serem evitados na importação.

Quando uma nota contiver algum dos CFOPs definidos na lista de exclusão, a mesma será rejeitada sendo a rejeição apresentada ao operador no término da importação do lote de notas.

Na tela abaixo, onde é acionada a importação dos arquivos XML das NFe, a opção “CFOPs a excluir” na parte superior esquerda permite o acesso do operador a relação de CFOPs que não deverão ser importados.

cfop01

A imagem abaixo mostra uma lista de exclusão de CFOPs alimentada com os CFOPs 1912 e 5915. Esta imagem é meramente ilustrativa. Quando o FarmPlus é instalado esta relação esta lista estará vazia, cabendo ao operador alimentar a mesma a partir de seus critérios e necessidades sabendo que notas que contenham pelo menos um dos CFOPs desta lista serão rejeitadas pelo mecanismo de importação de arquivos XML.

cfop02

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *